25 outubro 2010

[Battlestar Galactica] 01x01; 01x02 e 01x03: "33" "Water" "Bastille Day"

Os Cylons foram criados pelo homem.
Eles se rebelaram.
Eles se desenvolveram.
E se sentem humanos.
Alguns foram programados para pensar que são humanos.
Existem muitas cópias.
E eles têm um plano.

Finalmente dei início à primeira temporada de Battlestar Galactica. Os reviews serão postados de acordo com o número de episódios por DVD, já ques estou assistindo à série alugando o box.

Com três episódios que dão prosseguimento à trama iniciada na minissérie, a primeira temporada começou de forma ágil e satisfatória, aprofundando os personagens, criando dúvidas e explodindo cabeças. Tudo o que mais gosto em uma série!


Imagem by Séries em Série
33

Em 33, voltamos à nave 5 dias após o salto no universo dado na minissérie, que tinha como objetivo despistar os Cylons. O grande problema é que a cada 33 minutos os cylons reaparecem para o ataque, fazendo a frota saltar novamente. Muita tensão, estresse e mais de 130 horas sem dormir começam a levar a tripulação ao limite.

Durante todo o episódio, fiquei tentando adivinhar como os Cylons (não consegui me adaptar à legenda dizendo "cilôneos") estavam rastreando a frota. Mas somente após o salto 239 é que o mistério chegou ao fim: bastou que a nave civil Olympic Carrier sumisse para os Cylons não aparecerem mais. Com o desaparecimento da nave o número de sobreviventes se reduziria em 1300 do total. Mas logo o  Comandante Adama liga os fatos e percebe o truque.

Fiquei muitíssimo curioso em relação à discussão mental de Gaius e Number Six. Afinal, ela realmente é apenas uma projeção? É muito estranho ela ser um Cylon (levando-se em conta que ela não seja apenas uma projeção da mente de Gaius) e acreditar em um poder maior, sendo temente aos mandamentos de Deus enquanto que por outro lado, Gaius, que é um humano, recusa qualquer crença religiosa. Foi interessante ver que conforme a situação chegava ao limite, com Gaius podendo ser desmascarado por um dos tripulantes da Olympic, ele vai mudando suas ideias e crenças. Number Six afirma que Deus olha por ele e quando Gaius faz piada da possibilidade, a Olympic reaparece. Somente quando ele admite remorso, é que a presidente Laura Roslin entra num acordo com o Comandante Adama e ordena a destruição da Olympic. Apollo e Starbuck, dão cabo da missão, o que acaba mexendo com ambos.
Pra descontrair, tivemos a piadinha da Starbuck, ao brincar com Boomer, insinuando que ela fosse uma cylon: “Ela não está com sono porque é um Cylon”. Ri muito. Já na Caprica ocupada pelos cylons, Helo - o parceiro de Boomer que ficou para trás ao dar lugar para o resgate de Gaius - faz o que pode para sobreviver. Ele tem até um encontro com uma cópia de Number Six, que acaba "morta" pela cópia de Boomer. Ela resgata Helo e sinceramente, não sei o que farão com ele. Quais serão os planos dos Cylons?

Finalmente, depois da destruição da Olympic, todos podem finalmente dormir e comemorar. Muitos morreram, mas em contra-partida o primeiro bebê já nasceu, o que faz a presidente Roslin dar uma pausa na subtração de sobreviventes.


Imagem by Séries em Série
Water

Water se focou na Boomer-Cylon, e foi, na minha opinião muito bom. Fiquei com pena dela, ao vê-la lutando contra sua própria natureza. Quando a tentente apareceu toda molhada, com um detonador na bolsa e vários faltando no depósito, logo pensei: "Pronto, tá todo mundo ferrado!". Aí mostraram os detonadores nos tanques de água e em seguida, aquela conversa: “Temos suprimento para nos mantermos por anos”. Foi quando tive absoluta certeza de que tudo iria, literalmente, por água abaixo.

Como a água é essencial para a sobrevivência humana, gostei muito de que esse tenha sido um dos primeiros assuntos abordados na série. Graças aos deuses de Kobolos roteiristas de Battlestar Galactica não nos subestimam e criam um bom roteiro para guiar a trama. Assim, quando os tanques de água explodem, a solução é começar o racionamento e buscar lugares próximos que possam servir de fonte para esses recursos. Utilizando sua  tecnologia avançada (a nave não era obsoleta?), eles usam um radar para fazer a varredura das estrelas, satélites e planetas em volta para detectar se existe água disponível.

Com certeza, a parte mais tensa do episódio foi quando Boomer, por ironia do destino, é a pessoa a encontrar uma fonte de água. Programada para ser uma arma contra os humanos, ela luta para conseguir dizer a simples frase que indique sua descoberta. Travando uma batalha dentro de si mesma, creio que em breve, ela comece a juntar as peças e ver o quadro final: Cylon. Chief, o namorado dela, com certeza deve começar a perceber que ali tem um problema. Por mais apaixonado que esteja, não notar que tudo leva à Boomer seria de uma estupidez tremenda.

Já em Caprica, a outra Boomer ajuda Helo a sobreviver. Não sei qual é a intenção dela com isso, mas parece que não vai terminar bem. Fiquei bastante intrigado com o climinha romântico que pintou ali. Falando em Cylon, a Number Six (ou Number Sex, como diz Camis Barbieri) continua invadindo a cabeça de Gaius, que parece cada vez mais louco diante da tripulação. Gosto muito das conversas dos dois, pois é através delas que tenho tentado entender como os Cylons podem ser tão sensíveis, crentes e sentimentais em alguns aspectos.

Starbuck, só apareceu para perder naquele poker ou seja lá qual for o jogo. Achei meio clichê aquele lance do arrependimento do Apollo por ter detonado a Olympic Carrier. Pelo que me lembre, na checagem antes de destruir a nave, ela aparentava estar vazia. Mais uma vez, isso serviu para aproximá-lo da presidente, que dá uma dica de como lidar com isso e o pede para ser seu mais novo auxiliar.



Imagem by Séries em Série
Bastille Day

Bastille Day foi um episódio surpreendente. Com o drama da água ainda em andamento, o problema da vez é lidar com uma superfície hostil, onde centenas de homens precisariam trabalhar para derreter e transportar toda a água para a Battlestar Galactica. O comandante Adama decide utilizar os prisioneiros da frota. Mas, existe um porém: a presidente Laura Roslyn não quer escravizá-los. Assim, Lee se oferece para ir até a nave prisão e faz uma proposta: trocar trabalho por pontos de liberdade. Com ele vão Kelly, Dualla e o baba ovo do Billy, que acabam sendo feitos de refém.

As forças militares invadem a nave prisão e o banho de sangue parece anunciado. É quando Lee contorna a situação e promete para o terrorista que encabeçava a rebelião, eleições para dali um ano, surpreendendo assim ao pai e à presidente. Momentos depois, conversando com a presidente, ele diz que pela lei, as eleições tem que acontecer dali a 7 meses, pois o mandato do presidente morto terminaria naquele período. Com isso ele acaba ganhando ainda mais a confiança de Laura, que revela a ele que está com câncer.

Starbuck continua sendo rebelde com seus superiores. Até quando isso vai continuar? Quais segredos estão por trás disso tudo? Outro ponto que me deixou com a pulga atrás da orelha, foi aquela história do Gaius. Mentindo e desmentindo sua teoria de identificação dos Cylons, ficou lá, discutindo com a Number Six  e por fim, soltou a "solução": precisava de núcleos de plutônio para dar prosseguimento ao suposto dispositivo reconhecedor de cylons. Qual será o plano de Number Six? Em dado momento, parece que ela quer proteger os humanos, só pelo fato de Gaius estar ali, enquanto em outros, parece que ela está do lado da sua raça. E essa história de ter um filho com ele?  Cada vez fico mais confuso... Simplesmente, demais!

0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo