25 outubro 2010

[Literatura] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Juntamente com Rony e Hermione, seus melhores amigos, Harry Potter está no terceiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Os assustadores quardas da prisão de Azkaban foram chamados para vigiar as entradas da escola, pois um perigoso assassino está foragido e tudo indica que o seu alvo é o herdeiro de Lilian e Tiago potter. O que acontecerá com Harry diante desta ameaça?

Com toda certeza, este é o livro que marca a mudança de tom da série. O lado sombrio da saga de Harry Potter se destaca e podemos, enfim, saber mais detalhes sobre a morte de seus pais.


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é um dos meus livros favoritos. Os dementadores, na época em que li o livro pela primeira vez, me deixaram arrepiado. Sério! A trama se inicia da mesma forma que as anteriores: Harry na casa dos Dursley. tudo mais ou menos, até que algo acontece e tudo fica ruim para o bruxinho. a forma como ele reage à situação demonstra como ele cresceu nos últimos anos. Mais corajoso, vai embora da casa dos tios, sem saber que estava colocando a vida em risco. Com um desenvolvimento interessante, a história vai gradativamente, nos entregando as peças para que montemos o quebra-cabeças. O que não quer dizer que não fiquemos confusos com o passar do tempo.

Mas com certeza, o mais empolgante foi a reta final. desde a predição da Profª Trelawney até o confronto na Casa dos Gritos, as revelações me deixaram ávido por mais. Descobrir toda a verdade sobre Sirius Black e o assassinato dos pais de Harry nos dá um raio de esperança. Afinal, agora o garoto tem um tutor! Só que os dementadores estragam tudo. Quando o garoto acorda na enfermaria, sinceramente, pensei que estivesse tudo acabado. Mas qual não foi minha surpresa, ao me deparar com uma grande virada na história, ao nos ser revelado o vira-tempo de Hermione! Por fim, tudo consegue se resolver. Infelizmente, Harry se vê obrigado a voltar para a casa dos tios.

Ao término da leitura, percebo como a autora amadureceu a história de Harry Potter conforme o personagem e seus leitores foram crescendo. Já li a saga inteira e por isso aviso aos que ainda não leram: a coisa só tende a melhorar! (para nós, porque para o coitado do Harry...)

0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo