[LOST] 06x06: "Sundown"
E Lost chega a 1/3 da temporada. Episódio 06 de 18. Que tal fazermos um balanço?
Depois de uma excelente season premiere com o episódio duplo LA X; um péssimo episódio centrado em Kate (What Kate Does); o maravilhoso The Substitute e o mediano Lighthouse (que nem escrevi nada sobre, nem pretendo), Sundown ficou na média. Sem muitos walkabouts desnecessários, vemos um pouco mais de objetividade nos acontecimentos na ilha. Infelizmente, o mesmo não pode se dizer dos flashsideways. E é por eles que começo meus comentários.
.
Como já deve ter percebido, o episódio foi centrado em Sayid. Sempre gostei dele, principamente por sua luta interna, devido seu passado sombrio e um presente que teimava em fazê-lo repetir seus atos. É o que tentam fazer na realidade paralela, mas fica muito novela mexicana (ou iraquiana?). Os encontros entre os personagens que se cruzaram na ilha não tem muito impacto. Jack no hospital de relance; Keamy e Omar como agiotas; Jin preso na geladeira. Sei lá. Tentando entender como tudo isso se encaixará com o resto da realidade paralela e principalmente, com a ilha.
Falando nela, é lá que a coisa flui melhor. Achei legal a luta estilo Street Fighter entre Sayid e Dogen. Confesso que achei ridículo ele ter parado a luta por causa da bola de baseball, mas ao fim do episódio pude entender. Outra coisa que gostei foi o fato de terem respondido uma pergunta que pairava desde LA X: Sayid morreu ou não morreu? Segundo Miles, sim. Isso levanta uma pergunta (oh não!): será que Claire morreu? Hum...
O papo Sayid-(F)Locke, mesmo curto, foi interessante. Pude chegar à conclusão de que ele é "do mal". Por falar em "do mal", tive medo da Claire nesse episódio. O que foi aquilo com a Kate? Craaazy-Claire! O mesmo vale pro Sayid, a cara que ele faz pro Ben depois de matar Dogen e seu assistente me deu medo!
E Dogen me fez pensar. Afinal, Jacob é um manipulador. Como pode, fazer o pai escolher entre a vida e a morte do filho? Cruel.
O final foi meio apressado, talvez se tivessem diminuído os flashsideways, poderíamos entender como a equipe de Ilana chegou ao templo. Sei lá, não convenceu a aparição repentina! Como sempre, temos grupos divididos: Ilana, com Lapidus, Sun e Miles; Ben sozinho; Kate, obrigada a se juntar com (F)Locke, crazy-Claire e crazy-Sayid; Jack e Hurley em algum lugar; Jin ferido na cabana de Claire (com Sawyer?) e Richard perdido em algum lugar.
Como isso vai se juntar? Não sei. Só espero que o próximo episódio me traga os mesmos sentimentos que tive com as cenas finais de Sundown: apreensão, euforia e uma pitada de medo.
Assisti a promo do próximo episódio e me toquei: o próximo episódio é o 7. Contando com ele, faltam 10 episódios para enfim chegarmos ao episódio final! Tenho medo...
Incrível como concordei com tudo, inclusive a classificação de todos os episódios até aqui. Esse flashsideway em particular foi ainda mais boring que os outros porque só serviu pra confirmar que a alma do Sayid tá perdida em qualquer circunstância, o que eles praticamnte confirmam pelo menos uma vez a cada temporada. Mas a parte da ilha compensa bem! Realmente a aparição da Liga da Justiça no templo foi meio solta, mas como rendeu cenas boas, eu fico disposto a relevar. Diferente de outras coisas soltas qu acontecem e não geram nada de bom, como as caminhadas dos pupilos de Jacob.
Incrível como concordei com tudo, inclusive a classificação de todos os episódios até aqui. [2]
O sideway desse episódio conseguiu ser pior que o da Kate, não me empolgou e não mostrou nada de interessante... Os pontos altos do episódio foram as cenas do Sayid, a "escolha" dele pelo mal, Facke Locke invadindo o templo. Também achei do nada a aparição de Ilana, Ben e Lapidus. E confesso que torci para que a Kate tivesse sido morta por Smocke naquela cena... enfim, estou curioso pra ver o que vai acontecer de agora em diante com o grupo formado por Claire-Rosseau-Wanna-Be, Bad Sayid e Kate.
Postar um comentário