[LOST] 06x04 - The Substitute
Após um episódio regular (em determinados momentos péssimo), Lost retorna à sua boa forma e nos traz um episódio espetacular. Focado em Locke (na realidade paralela) e em FLocke (na ilha), tivemos momentos deveras interessantes, a começar pelos momentos pré-créditos.
Enquanto que na realidade paralela vemos um Locke vencido pelo seu destino, prestes a se casar com Helen e aparentemente amigo de seu pai (alguém me explica isso?); na ilha, vemos o FLocke dar um passeio pela mesma em forma de monstro de fumaça, indo até a Dharmaville (onde Sawyer está?) e depois indo se encontrar com Richard no meio da floresta. Analisando essa cena do Locke paralelo, a maior pergunta é: se ele é amigo do pai, o que houve para ele estar preso à cadeira de rodas? Creio que essa pergunta em breve será respondida. Já na ilha, foi interessante acompanhar o percurso pelo "olhar" do monstro de fumaça, inclusive o vendo na janela de uma das casas da Dharmaville. Uma coisa que reparei é que o monstro pode se teletransportar (foi o que pareceu em determinado momento). Adorei a cara de medo do Richard quando o FLocke apareceu.
Na realidade paralela, vemos John ser demitido por não ter comparecido à conferência. Em sua mesa, podemos ver uma foto dele e de Anthony Cooper juntos (estranho não?). Já o bate-papo de FLocke com Richard foi muito mais interessante! Questionado pelo imortal(?) por que estava como John Locke, FLocke diz que assim conseguiria aproximar-se de Jacob, afinal, John era um candidato. Opa! Candidato a que? É aí que lembro de um breve diálogo entre Ilana e Bram, onde eles se questionam se Lapidus poderia ser um candidato. Mas, como Lost é Lost essa questão não nos é respondida. Assim como nós, Richard questiona FLocke sobre isso e elefaz um discurso tentando mostrar que Jacob o manipulava. Nesse instante, ele interrompe sua fala, pois numa clareira logo atrás de Richard, surge um garoto, com os braços e mãos ensanguentados. Pelo que podemos perceber, somente FLocke pôde vê-lo. Após a aparição sumir, FLocke despede-se de Richard, e diz que eles se encontrarão novamente.
No pé da estátua, encontramos Ilana chorando a morte de seus companheiros, quando Ben aparece e é questionado por ela sobre o que ocorreu ali. Ele conta que John Locke os matou, ao transformar-se no pilar de fumaça negra. Ao ser questionado se ele também matara Jacob, Ben responde que sim, e que John o havia jogado na fogueira. Ilana então vai até o local e pega as cinzas de Jacob, guardando-as em uma pequena bolsa. Aí eu me pergunto: pra que as cinzas de Jacob? Teriam o mesmo efeito das cinzas vistas nos primeiros episódios dessa temporada? Esperar pra ver.
Ao ser questionada por Ben sobre o motivo de Locke ter levado Richard à floresta, ela responde que ele está recrutando. Bem, imagino que esteja recrutando "soldados" para a "guerra". Mas, se Jacob morreu, pra que lutar? Fica a pergunta.
E logo vemos quem é o primeiro a ser recrutado: Sawyer! Em um diálogo espetacular (embalado por uma ótima trolha sonora), Sawyer diz saber que FLocke não é Locke. Motivo: Locke era assustador, FLocke não. Flocke diz que pode responder a pergunta mais importante do mundo: por que ele está na ilha. Sawyer então faz um breve resumo de sua estadia na ilha. FLocke diz que não era por nada disso e se ele o acompanhasse, podia provar. Nesse momento, fiquei tenso, juro...
Na realidade paralela, vemos o encontro de John e Hurley e descobrimos que o Dude é o dono da empresa onde Locke trabalhava. Com o seu coração gigante de sempre, ele dá a Locke o telefone de sua agência de empregos, e diz que ele deve dizer que o próprio Hugo é quem o indicara.
Na praia, Ilana pergunta a Sun sobre os outros e ela diz que foram para o templo. A mulher então fala que é para lá que devem ir, pois é o lugar mais seguro na ilha. Sun a questiona, dizendo por que deve segui-la. Ilana responde que se há um lugar em que Jin deve estar, é no templo. Sun decide ir, mais antes, diz que devem enterrar John.
Na floresta, FLocke pergunta a Sawyer onde estão os outros e ele responde que em um templo em algum lugar. De repente, o loiro para e ao olhar para trás, FLocke vê o mesmo garoto que havia visto quando estava com Richard. FLocke pergunta se Sawyer pode vê-lo e ele responde que sim. Aí eu pergunto: Flocke pode vê-lo, Richard não pode e Sawyer pode? Seria Sawyer um candidato, assim como Locke foi? Como sempre, mais perguntas...
FLocke corre atrás do garoto, que foge. No caminho, ele tropeça numa raiz, meio ao estilo Locke de verdade. O garoto então fala para FLocke que ele conhece as regras e que ele não pod matá-lo. FLocke, bem ao estilo John Locke diz: "Não me diga o que não posso fazer!". E me pergunto então: quem FLocke não pode matar? Jacob? Ou Sawyer? Se pensarmos, foi FLocke quem finalizou Jacob, ao jogá-lo no fogo. Se for isso, Jacob pode retornar? Porque como vimos em LA X, Jacob disse a Hurley que havia morrido. Mas, também pode ser que seja o Sawyer que não possa ser morto por ele. Fora a afirmação de que ele conhece as regras. Hum.. Estariam eles numa espécie de jogo? E o garoto, é ou representa uma força superior à FLocke e Jacob? Mais perguntas...
Na floresta, ao procurar FLocke, Sawyer encontra-se com Richard, que diz que ele deveria voltar ao templo. Sawyer responde que seguiria FLocke, pois ele tinha respostas. Richard diz que ele não é John Locke e que o mataria, assim como matará a todos os outros assim que puder. FLocke se aproxima e Richard sai correndo (ri com a cara de medo dele). Sawyer pergunta pelo garoto e FLocke diz: "Que garoto?".
Na realidade alternativa, acompanhamos o encontro de Locke e Rose, que ainda tem câncer (fiquei com pena dela) e vemos um discurso interessante dela para Locke. Engraçado ver essas ligações na realidade paralela...
Na floresta, temos mais um diálogo interessante entre James e FLocke. Perguntado por Sawyer sobre quem ele era, FLocke diz que ele estava preso. E que já fora humano, vivenciando alegria, tristeza, a sensação de ser traído e a de perder alguém que amava. Será isso verdade ou é uma jogada de FLocke para segurar James consigo? Aguardar pra ver...
Na praia, enquanto carregam o corpo do verdadeiro Locke, Ben pergunta a Ilana o motivo de o terem levado ao pé da estátua. Ela diz que é para verem o verdadeiro rosto de quem estavam enfrentando. Ben pergunta se ele não mudaria de forma e Ilana responde que não, que ele estava preso àquela forma. Por que? só esperando pra saber...
O enterro de Locke (até que enfim né?) foi bem triste. Nunca imaginei que esse seria seu fim. Fiquei comovido com o que Ben disse. Acredito que seja verdadeiro, pois depois de tudo pelo que passou, sendo manipulado pelo FLocke e sentindo-se manipulado por Jacob, realmente tenha mudado.
Na realidade paralela, vemos uma linda cena em Helen apoia John em meio a sua crise de falta de fé. emocionante!
Na ilha, momentos de tensão (a tá que você achou que Sawyer morreria?) com a queda de Sawyer naquelas escadas doidas do FLocke. Já na caverna, vemos a "piada interna" de FLocke, que me faz pensar. Aquela balança representa o que afinal? Obviamente o equilíbrio entre os dois, que foi quebrado com a morte de Jacob. Por isso a pedra branca sendo retirada. Mas, qual será a consequencia do desequilíbrio? Questionado por Sawyer se havia quase morrido por aquilo, FLocke diz que não e acende uma tocha, levando o loiro para mais adentro. Ele então afirma que era por aquilo que estavam ali. E é então que James entra na caverna, e vê na parede e no teto inúmeros sobrenomes. Alguns riscados, outros não, todos ligados a algum número. Nesse primeiro instante podemos ler: 16 - Jarrah e 8 - Reyes. Nessa hora, meu cérebro explodiu!
Na realidade alternativa, pra aumentar a ansiedade pela última cena e aumentar a lista de perguntas, vemos o encontro de Locke com o professor Ben! Digo aumentar o número de perguntas pelo seguinte motivo: se a bomba explodiu em 77 e Ben estava na ilha junto com os hostis, então como ele está fora da ilha em 2004? O Ethan, que apareceu no último episódio até dá pra entender, porque na época era um bebê e deve ter saído da ilha com a mãe no submarino. Mas, Ben? Isso só faz minha certeza de que a bomba não explodiu aumentar. Só resta saber o que ocorreu de verdade e quando ocorreu.
E então, a cena mais importante do episódio! A explicação de FLocke a James! E vamos por partes então. Os números: "Ele tinha uma fixação por números.". Ok, isso explica os números na lista, mas, e nos outros contextos da série? Como por exemplo na escotilha, ou na gravação que a Rousseau ouviu. Espero que expliquem isso mais a frente. Mas vamos a aplicação deles ali: 4 - Locke; 8 - Reyes; 15 - Ford; 16 - Jarrah; 23 - Shephard e 42 - Kwon. Ok. Locke foi riscado por FLocke. O que me faz pensar que toda a história que ele contou a James seja em parte mentira e que aquela caverna é um de seus refúgios e ele, após eliminar os candidatos, vai os riscando. E por falar em candidatos, descobrimos a que eles são: substitutos de Jacob! Interessante! Mas uma coisa me chamou a atenção nesse diálogo: a tentativa de FLocke de induzir James a pensar que Jacob o manipulou. Seria verdade? Isso me deixa louco...
Agora, é esperar pra saber o que acontece. Conseguirá FLocke convencer os outros candidatos? Imagino que não... E por falar em candidatos, Kate não é uma? Mas Jacob a tocou! Se pensarmos por essa lógica, o candidato 42 é Jin, não a Sun... Mas, como Lost é Lost, temos que esperar...
E aqui termino essa "autópsia" do episódio. Um episódio que falou sobre libertação. Para Locke, a libertação de sua vida patética, demonstrada quando muda de emprego; para FLocke, poder sair da ilha e para James, esquecer tudo o que viveu, ao ser ele mesmo.
Até o próximo episódio!
Postar um comentário