31 janeiro 2010

[Gossip Girl] Apanhadão da semana no SBT (01x01, 01x02, 01x03, 01x04 e 01x05)

Para quem não sabia, essa semana estreou no SBT uma das séries teen mais comentadas atualmente: Gossip Girl (ok, talvez não atualmente, mas a temporada de estreia foi muuuito comentada). Como uma fã da série, que nunca conseguia sair da metade da primeira temporada, resolvi acompanhar (hã, via download, dublado nem dá) e comentar por aqui. Por diversos motivos, dentre eles a série já estar na sua terceira temporada, decidi escrever um post único por semana, comentando todos os episódios exibidos na mesma.

Mas antes de falar dos episódios, vamos falar um pouquinho da série?

Inspirada na série de livros homônima escrita por Cecily von Ziegesar, a série produzida pelo canal The CW conta a história de jovens ricos e mimados, moradores do bairro Upper East Side, em Manhattan, New York e tem seu ponto de partida com o retorno de Serena van der Woodsen (Blake Lively), após uma inesperada partida, que foi ocultada de amigos e conhecidos. Surpresa com o retorno da melhor amiga, Blair Waldorf (Leighton Meester) começa a excluí-la socialmente e mantendo distância de Serena devido a perda de contato durante a sua ausência.

Para completar o círculo jovem, temos o namorado de Blair, Nate Archibald (Chace Crawford), que a traiu com Serena antes dela fugir; seu amigo de infância Chuck Bass (Ed Westwick), um verdadeiro pervertido e drogado, que adora ver o circo pegar fogo; os irmãos Dan Humphrey (Penn Badgley), que tem uma queda por Serena desde a infância, e Jenny Humphrey (Taylor Momsen), que faz de tudo para entrar no círculo íntimo de Blair; além de Vanessa Abrams (Jessica Szhor), amiga de infância de Dan e que é apaixonada por ele e o irmão de Serena, Eric van der Woodsen (Connor Paolo), que no início da trama está internado em uma clínica de reabilitação após ter tentado suicídio.

Os acontecimentos da série são narrados por uma anônima (voz de Kristen Bell), que atende pela pseudônimo de Gossip Girl e é autora do blog homônimo, onde "joga no ventilador" tudo o que descobre sobre os jovens do bairro (tenho que falar, pra mim, a melhor coisa na série! Sem a narração da Gossip Girl, não seria a mesma coisa!).

Além do núcleo jovem, temos o núcleo adulto, composto pelos pais dos mesmos (não vou falar de todos agora, ao poucos eu falo).

Mas então, vamos aos comentários?

01x01 - Pilot
(exibido em 25/01)


Introduzindo os telespectadores no conturbado mundo do Upper East Side, o episódio piloto, lançou muito bem as bases para o sucesso que a série fez. A chegada de Serena, o mistério quanto ao que a fez ir embora e principalmente, o que a fez voltar; os irmãos Humphrey, Blair e Nate, Chuck.


O tom ácido mas com doses leves de humor foram os ingredientes que me fizeream virar um fã da série. Tudo muito bem amarrado, com doses de revelações a cada ato (bloco), o episódio terminou de forma excelente, fazendo com que o status quo dos personagens, que já havia mudado durante o episódio, se modificasse mais uma vez.


Destaco aqui duas coisas (das muitas que destacaria, mas o post seria imenso!): a química entre Lily van der Woodsen (Kelly Rutherford) e Rufus Humphrey (Matthew Settle), os pais de Serena e Dan, respectivamente; e também a mãe de Blair, que na próxima vez em que aparecer, não será mais a mesma atriz.


01x02 - The Wild Brunch
(exibido em 26/01)

Episódio excelente! Iniciando no dia seguinte aos acontecimentos do episódio anterior, vemos os efeitos dos mesmos em cada personagem. É nesse episódio que começamos a ver o lado bitch de Blair, o lado "o amor é um grande negócio" do pai do Nate, o Chuck "pervo", ou seja, tudo que deixa a história mais apimentada.


Eu gostei da forma que a história se desenrolou. A tentativa de segunda chance do Dan, que havia dado um vexame na noite anterior, Jenny começando a se enrolar nas armadilhas de Blair, Serena usando Dan pra não ir sozinha ao brunch. Tudo se amarrou de uma forma coesa no último ato, onde vemos o primeiro grande embate entre Blair e Serena, onde a primeira acaba contando ao Dan sobre a traição de Nate e Serena, o que muda todo o status quo dos personagens (nossa, eles adoram fazer isso!).

Mais uma vez, Lily e Rufus são destaque (eu adoro o jogo de gato e rato que os dois fazem), além do aprofundamento da história de alguns personagens.

Com um final que aparenta encerrar a história de Dan e Serena, o episódio deixa um leque de inúmeras possibilidades para cada personagem. Conseguirá Serena ser uma nova pessoa (todos afirmam que ela mudou)? E Dan, esqueceu sua paixão de vez? Blair e Nate, ficarão juntos? E Chuck, se vingará de Jenny (já se vingou de Dan)? Lily conseguirá manter seru relacionamento com o pai de Chuck em segredo, ou Dan abrirá a boca?


Se você acompanhou durante a semana, os comentários já sabe e os comentários abaixo responderão a essa pergunta. Ou não. XD

01x03 - Poison Ivy
(exibido em 27/01)

A vida dos "Upper East Siders" está de pernas pro ar. Às portas da Ivy Week, o evento que reúne os represantantes das universidades mais importantes do país, as cobranças dos pais de deles próprios estão os deixando tensos.

Enquanto Dan se preocupa em não conseguir a vaga em Dartmouth, por sua origem, Nate luta pra não ir para lá e seguir os seus planos e não os de seus pais (aliás, que pai pé no saco esse do Nate não?). Chuck tem certeza de que conseguirá a vaga, afinal, ele é Chuck Bass! Serena quer uma vaga em Brown, e assim mudar de estado, para um lugar onde ninguém a conhece e poder recomeçar. E Blair... Ah! A Blair quer acabar com toda e qualquer chance dos planos de Serena darem certo. Ela quer vingança!

E é aí que as coisas fica interessantes. Determinada a descobrir o motivo do sumiço e o retorno misterioso de Serena, ela pede a ajuda de Chuck, que ao seuguí-la, a vê entrando no Centro de reabilitação onde Eric está internado. Sabendo disso, a jovem bola um plano para acabar com a reutação da ex-melhor-amiga.

Eu ri com o jogo de hockey onde as duas ficaram se enfrentando. Isso mostra que as duas sabem brigar.

Outro ponto que achei legal no episódio foi o Rufus dando um jeito de colocar Dan no evento e da Jeny fazendo amizade com o Eric, que conta o que aconteceu para ela.

E então o plano de Blair se inicia. Na frente de todos os presentes no evento, a jovem diz que Serena esteve internada no centro de reabilitação para livrar-se das drogas. E para nossa surpresa, Serena confirma a história, com o intuito de ajudar o irmão! (que aliás, depois do ocorrido coloca Blair contra a parede, e acabamos descobrindo que ele havia tentado suicídio)

O episódio termina com uma conversa franca (será?) entre Serena e Blair, onde a jovem Waldorf conta sobre como sofreu na época em que o pai foi embora e Serena não esteve lá para consolá-la. Chorando, as duas fazem as pazes e se abraçam. Mas, até quando isso vai durar? E Dan, vai ligar para Serena e marcar um novo encontro?

Com esse episódio, fecha-se um ciclo e abre-se um novo. O que será que vem por aí? (óbvio que já sabemos né? Só ler aí embaixo!)

01x04 - Bad News Blair
(exibido em 28/01)

E um novo ciclo começa em Gossip Girl! 

Digo isso porque no último episódio vimos que as coisas entre Blair e Serena haviam se resolvido, assim como as coisas entre Serena e Dan haviam acabado de vez.

Mas enganou-se quem achou que tudo ficaria como estava (seria péssimo não?). Para felicidade da Gossip Girl (e da nossa) a coisa esquentou. E tudo por causa da mãe da Blair, a Sra. Eleonora Waldorf (repararam que não é a mesma atriz do pilot né? achei melhor...). De volta após uma temporada em Paris (mais precisamente desde o piloto), ela volta para organizar algumas fotos para uma reunião importantíssima para sua grife.

E é então que tudo começa. Enquanto Serena e Blair olham os vestidos criados por Eleonor, ela e sua secretária (?) discutem sobre o quem deveria ser a modelo. Observando a jovem Waldorf, a secretária (acho que mais pra agente sei lá) diz que Blair é a pessoa ideal. Impulsionada por Serena, Blair topa o desafio.

Por causa disso, Serena deixa Dan na mão. Explico: enquanto passeavam pela cidade de manhã, Serena encontra-se com Dan e ela pede que ele ligue para ela. Quando ele liga, marcam uma sessão de cinema, que devido às fotos de Blair, é desmarcada.

E vamos falar das fotos de Blair. Que sacanagem que a mãe dela fez não? Simplesmente colocar a Serena no lugar, sem ao menos falar com a filha! Isso, é óbvio, deixa a relação das duas mais uma vez abalada e deixa o jovem Humphrey, que estava temeroso em seguir adiante com Serena, um tanto sem ação.

E o ponto alto do episódio chega. Vemos um pouco de humanidade nos personagens (venhamos e convenhamos, as vezes eles são meio surreais não?). O Dan, apesar de tudo que a Blair, direta ou indiretamente tenha feito, vai lá e a "consola" (na verdade dá um conselho, conta uma história, sei lá..). Depois, ainda perdoa a Serena e marca mais uma vez, um encontro com ela.

E o episódio acaba, com um novo status quo para os personagens (pelo menos entre Serena e Dan).

Você deve estar se perguntando: mas e Chuck e Nate? E o Rufus e a Lily?

Bem, quanto aos primeiros, gostei muito da sub-trama deles nesse episódio não. Chatiinha... Só o final, que deixou um gancho que espero que seja explorado (e será. rsrs)

Quanto ao Rufus e a Lily, mais do mesmo. Algumas coincidências e tal (ok, descobrimos por indução que eles namoraram no passado), mas só isso. Senti mesmo falta da Jenny e do Eric.

01x05 - Dare Devil
(exibido em 29/01)

Um episódio daqueles que me fazem amar essa série!

O primeiro encontro de Dan e Serena, uma festa do pijama repleto de desafios de tirar o fôlego e novidades no status quo (percebeu o quanto isso muda a cada episódio?) dos personagens...

Tanta coisa a dizer...

Primeiro, achei muito legal o primeiro encontro de Dan e Serena. Ela tentando vestir-se apropriadamente, mas sem magoá-lo (tipo, sem parecer preconceituosa) e ele tentando ser algo que não é pra impressionar. Mas logo tudo se resolve, e Dan pode ser ele mesmo. (e Serena gosta!) Achei muito, mas muito hilária a cena do Dan com a Lily no hotel! O jovem Humphrey nos momentos de tensão fica mais engraçado ainda!

E Blair e sua festa do pijama? Totalmente polêmica! Com um jogo de verdade ou desafio bastante picante, vemos um joo ainda maior entre Blair e Jenny. E Jenny leva o prêmio final! (algo me diz que Blair não vai deixar por isso mesmo) A melhor parte com certeza foi a Jenny chegando toda-toda da loja Waldorf, depois de se passar pela própria Blair.

E Rufus e Lily? Momento muito legal. Adorei quando a Lily atende o telefone e é a esposa de Rufus, recriando a cena do início do episódio (fiquei com pena do Rufus). Espero que eles possam reatar o romance (Rufus e Lily), mesmo depois de vinte anos.

E o final, bem, o final deixa tudo num novo patamar.

A próxima semana promete! Dan e Serena namorando, Jenny e Blair "a revanche" (não duvido nada), Eric de volta ao lar... lol Muita coisa.

Ah! E achei melhor o Chuck e o Nate não terem participado! Assim não desgasta muito os personagens, que não fizeram falta na trama desse episódio e acabariam tendo uma sub-trama mais uma vez fraca. Mas espero que retomem o desejo de vingança de Chuck contra Dan e os problemas familiares de Nate (que sinceramente, tem sido um pesinho morto até então).

Portanto, até semana que vem!

E prevejo novos problemas para nosso Upper East Siders...



 

0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo