29 janeiro 2010

[Damages] 01x03 - "And My Paralyzing Fear of Death"; 01x04 - "Tates Like a Ho Ho" e 01x05 - "A Regular Earl Anthony"


De volta com mais três episódios assistidos, devo confessar que Damages me deixa sem ar a cada episódio. Vamos aos episódios?

01x03 - And My Paralyzing Fear of Death

Episódio sensacional! Sem grandes avanços em relação ao caso Frobisher, o episódio focou o aprofundamento dos personagens. Enquanto que nas cenas no futuro não tivemos muitos avanços (exceto pelo final que comento a seguir), no tempo presente avançamos um mês. Agora, faltam apenas cinco meses para os eventos do flashforwards. E Patty Hewes deve correr contra o tempo para provar ao juiz que ela tem um caso onde ele deve investir seu tempo (não sou acostumado ao mundo da advocacia, foi isso que entendi). Supostamente enviada por Frobisher, Patty recebe uma granada em seu escritório, o que a obriga a levar todos os seus funcionários para seu apartamento. Como se não bastasse, seu filho Michael anda tendo problemas no colégio e ela tem que resolver essa situação.

Esse é o ponto do episódio. A princípio, achamos que o medo paralisante da morte é de Michael, mas com o decorrer do mesmo, percebemos que é de Patty. Vê-la vulnerável a seus temores nos mostrou um lado de Patty Hewes que não esperava ver. Mas como ninguém é de ferro, ela tem sim seus temores. Porém isso não dura muito tempo, e logo percebemos que a velha Patty pensou em tudo e deu a volta por cima. (descobrir que Michael quem havia comprado as granadas me deixou surpreso, pensei realmente que fosse Frobisher)

Enquanto isso, Ellen tenta realizar seu trabalho, mas acaba caindo em mais um jogo de Patty, onde tem que escolher uma oportunidade rara ou a festa de noivado. Graças aos jogos da chefe, acaba escolhendo o trabalho e a oficialização do noivado não acontece. O que nos é revelado pelo flashforward, junto com a revelação que eu suspeitava: Ellen não matou David, alguém tentou matá-la e provavelmente, já havia o matado antes (ou ele mesmo tentou matá-la e na tentativa de se defender, ela o matou por acidente).

Interessante certos detalhes sobre as cenas do futuro irem sendo moldados durante o episódio, onde Patty manda que Ellen leve os suportes de livros para casa, pois são muito feios (um deles será a arma do crime). Nota mil esse episódio.


01x04 - Take Like a Ho Ho

"Não confie em ninguém.", diz Patty Hewes à Ellen no final do episódio. Ela tem razão.

Damages a cada episódio mostra-se uma série bem feita, com uma história bem elaborada, muito bem escrita. Esse episódio enfim nos revelou o que houve em Palm Beach em 2002 e descobrimos que Katie não mentia, como aparentava, mas sim o Greg. Numa jogada inteligente, ele dá um nome errado para ela. Acreditando estar certa, a chef resolve testemunhar, mas acaba sendo acusada de perjúrio, afinal o acusado tinha um álibi. E como sempre, Patty fez um de seus joguinhos. Já sabendo da verdade, ela deixa que Katie deponha sob juramento, pois assim Frobisher desistiria do acordo proposto.

Ainda sobre o "não confie em ninguém", vemos David sendo assediado por uma parente de um de seus pacientes. Será alguma armação de Patty ou coisa do destino? Sei não, isso ainda com certeza dará pano pra manga.

Outra coisa que me deixou intrigado é a proposta de emprego pro Tom. Sei lá, agora tudo eu acho que tem algum dedo da Patty... O negócio é esperar pra ver (e nem vou esperar muito né...)...

Agora, enfim, sabemos que Arthur Frobisher está mentindo e que realmente houve a "falcatrua" em Palm Beach. É só esperar pra ver como o novo personagem, o tal corretor, vai interagir com a história e como isso se desenrola.

Destaco duas coisas: a cena da encenção do testemunho e as cenas no futuro. Sobre a primeira, eu adorei. Escolheram um ótimo ator pra a mesma. Ele sempre faz pessoas irritantes. Fora que ele conseguiu ser mais irritante que o próprio Ray. Já aa cenas no futuro tem sido reduzidas, mas nos deixa ainda curiosos de como tudo ocorreu e como isso se resolverá.

Por fim, acho que nos despedimos de Katie, pelo menos por enquanto. 
Vamos ao próximo episódio?


 01x05 - A Regular Earl Anthony

Eu me enganei. Pensei que Katie ficaria um tempo fora da série, mas não. Ela ainda continua lá e resolveu contar a verdade. Aliás, a verdade é uma coisa que está muito escassa nessa série não? Patty sabe de muita coisa, mas prefere esconder. E tem sorte essa mulher! No final, Ellen acaba chegando ao nome de Greggory Malina!

Mas o ponto chave do episódio foi a trajetória de Tom. Não tem como negar que ele foi muito burro (é o que eu acho, afinal, devolveu o caso pra Patty e não conseguiu o nome na firma). Mas foi interessante ver todo a jornada dele durante o episódio, e ver que o tempo ao lado de Patty o moldou no que ele é hoje.

Outro personagem que cresceu um pouco mais foi Greg. Espancado pelo corretor do Frobisher, está ameaçado de morte caso diga alguma coisa. Como isso se desenrolará?

Já as cenas do futuro, vemos que a tentativa de assassinato de Ellen aconteceu no apartamento de Patty, mas ao chegarem lá, os policiais nada encontram. Os sussurros de Patty dizendo: "não confie. Não confie em ninguém." ecoaram pela sala (apenas para nós é óbvio) e fica claro que tem algo escondido ali.

Só senti falta de não continuarem a sub-trama do Michael, mas creio que nos próximos episódios eles devem retomar, junto com a sub-trama da parente do paciente de David.

Agora é continuar a jornada, que está quase na metade (desta temporada) e ver como todas as peças se encaixam. Não me arrependo de começar essa jornada, que está eletrizante!

Até o próximo post!

0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo