04 outubro 2010

[Boardwalk Empire] 01x01: "Boardwalk Empire"

Com três semanas de atraso, enfim assisti ao piloto de Boardwalk Empire. E como me deliciei com esta obra de arte! Com a direção do mestre Martin Scorsese, o episódio nos apresentou os personagens e tramas principais desta que promete ser uma grande série!



A trama se passa nos Estados Unidos dos anos 20, logo após a Primeira Guerra, acompanhamos a jornada de Enoch "Nucky" Thompson, (Steve Buscemi) tesoureiro de Atlantic City e chefe do crime organizado. A Lei Seca está prestes a entrar em vigor no país e ele esta preparando o terreno para contrabandear bebida alcoólica.


O episódio flui num ritmo lento, o que de forma alguma atrapalhou o produto final. Pelo contrário. O ritmo escolhido só acrescentou à história. Tudo começa com a chegada de um carregamento clandestino de bebidas e o ataque repentino ao grupo que fazia o transporte das mesmas. Usando um estilo de narração que gosto muito, a história volta no tempo, e somos levados a três noites antes do ataque.


A partir daí, conhecemos a dualidade de Nucky; o drama de seu "capanga" James "Jimmy" Darmody e sua vontade de subir na máfia; a sofrida Margaret Schroeder, que sinceramente, acho que terá algo com Nucky; e até Al Capone dá as caras, mas ainda como capanga. De todos esses e outros personagens, acabei me interessando mais pela história do Jimmy e confesso que estou torcendo por ele. Inclusive, fiquei tenso quando ele foi procurado pelos agentes para se tornar um agente duplo!


Destaco aqui dois momentos que achei espetaculares no episódio: o primeiro foi quando retomamos ao momento do ataque e víamos cortes dos agentes na floresta. Eu suspeitava que era tudo a mando de Nucky e que Jimmy tinha dado com a língua nos dentes. Qual não foi a minha surpresa, quando vi que os agentes estavam espreitando a casa funerária e que o próprio Jimmy estava por trás do ataque, sem o Nucky soubesse! O outro grande momento é a cena onde Nucky se veste e ao mesmo tempo uma série de crimes acontece, incluindo o assassinato do marido de Margaret, que acabou levando a culpa pelo que o Jimmy fez.

A série me conquistou de cara e com certeza a acompanharei. Tentarei ao máximo ficar em dia com os episódios e reviews por aqui. Até a próxima!

0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo