25 março 2010

[V] 01x01: "Pilot"

"Somos pacíficos, sempre." Assim Anna seduz a humanidade. E os telespectadores. Um excelente episódio piloto, uma série com uma premissa maravilhosa, capaz de levantar diversas questões a serem discutidas. Até que ponto os Visitors (ou Visitantes) são pacíficos? Quais são seus reais planos? Podemos confiar neles?


Com um roteiro muito bem escrito, cenas magníficas, momentos de tensão e ação, o piloto de V traz consigo uma grande responsabilidade: ser o sucesso que substituirá Lost em sua emissora de origem, a rede ABC, após o término da mesma. E na minha opinião, tem tudo pra conseguir.

A trama da série tem várias ramificações, que renderão alguns plots promissores. Cada personagem terá que lidar com as consequências da chegada dos Visitors em suas vidas particulares, enquanto que ao mesmo tempo, deverão unirem-se para desmascará-los. É interessante como a trama desse episódio se desenrolou, levantando questões importantíssimas, que definirão alguns rumos da série.

O padre Jack, precisa lidar com a fé das pessoas, que estão confusas em relação aos visitors, ao mesmo tempo que lutará contra eles, recrutando um verdadeiro exército. Erica terá que dividir as atenções entre o filho, que idolatra os visitors, com a descoberta de que seu companheiro de trabalho era um deles, e estava envolvido em um grande plano, e também ajudar Jack em sua missão. Sem contar que provavelmente, deverá trabalhar para os visitors pois é uma agente do FBI.

Mas nem só de vilões é feita a população de visitors. Existem traidores, que se refugiaram na Terra, e que estão dispostos a ajudar os humanos. Dentre eles, está Ryan, um desertor dos visitors, que está noivo de uma humana.

Além das questões de fé levantadas nesse episódio, vemos também algumas questões éticas serem abordadas através de Chad. Convocado pela própria Anna para entrevistá-la, ele se vê numa saia justa, pois ela impõem que não devem ser feitas questões que a deixasse embaraçada, pois prejudicaria a imagem de sua raça. Creo que daí também renderão boas histórias para serem contadas.

E assim, convencendo através da pacificidade, de curas e "milagres", os visitors conquistam os seres humanos. Como bem disse Erica na sensacional parte final do episódio: "Estão se armando com a mais poderosa arma existente. Devoção.".

Mais alguns comentários:

  • Sabia que a atriz que interpreta Anna é brasileira? Seu nome é Morena Baccarin e vive nos EUA desde os 10 anos.
  • Destaco aqui a excelente sequência de abertura, apresentando os perosnagens principais e mostrando de maneira épica a chegada dos visitors. Com certeza, a melhor parte foi ouvir a Anna falando português maravilhosamente bem, na rápida cena no Rio de Janeiro.
  • Outra sequência memorável foi a de encerramento. A conversa de Erica e Jack, juntamente com as cenas mostradas, mais a trilha sonora. Muito bom!

Em breve, review do episódio 02!

2 comentários:

Luiz Fernando Teodosio disse...

Hum. Me interessei pra caramba por essa séria. Será que finalmente possa ver uma série acompanhando os epis atuais? Vou procurar melhor sobre ela.

Gilberto disse...

Cara, então corre, porque dia 30 vai ao ar o episódio 05, após quase três meses de hiatus.

Vai que dá...

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo