13 outubro 2010

[A Cura] Uma série brasileira com pinta de americana

[Cuidado! Contém spoilers!]

Encerrou ontem a primeira temporada de A Cura, seriado da Rede Globo escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Com uma trama de mistério que se passava fora do eixo Rio - São Paulo, contava a história do jovem médico Dimas (Selton Mello), que retorna à sua cidade natal, Diamantina, disposto a retomar sua vida, a despeito dos traumas do passado. Mas o que o jovem não esperava era se descobrir com o dom de curar as pessoas e por causa desse dom, trazer à tona os segredos do passado da cidade e de seus moradores.

Com uma pegada de série americana, A Cura mesclou a trama de Dimas, no século XXI com a história do cruel Silvério (Carmo Dalla Vecchia), no século XVII. Enquanto o jovem médico ia descobrindo seus dons e sendo comparado com o falecido Otto (Juca de Oliveira), que segundo a grande maioria era um demônio, Silvério é amaldiçoado e vê em Ezequiel (Dyjhan Henrique) sua chance de cura.

No decorrer dos episódios, acabamos descobrindo que Otto não está morto e é sim o demônio que todos contam. Por trás de diversos assassinatos, o farsante volta à cidade, para que Dimas, que na verdade é seu filho, possa curá-lo, do mesmo mal que no passado assolou o cruel Silvério.

O último episódio da série foi simplesmente magnífico. A cena em que Luiz Camilo (Caco Ciocler) é preso na parede e em seguida se liberta me deixou arrepiado, torci muito pra que ele não morresse. Outro momento eletrizante foi a sequência em que Otto sequestra Rosângela (Andrea Horta), a namorada de Dimas, para que em troca ele o curasse.

A sequência onde o avô de Dimas manda o jovem matar Otto a princípio foi meio confusa, mas após ver a morte de Silvério eu entendi. Apesar de Ciro (Rogerio Marcico) afirmar que Otto era a reencarnação de Silvério, o que deu a entender foi que ao matar o "coronel" (??), Ezequiel pegou a maldição para si. Para mim, Otto é descendente de Ezequiel e por ser cruel, "pegou" a mesma maldição que Silvério. Já Dimas, herdou o dom da cura e caso matasse o pai, traria a maldição para si.

Quando Otto feriu Rosângela e acertou Dimas, uma pulguinha se alojou em minha orelha e comecei a desconfiar que a temporada se encerraria sem dar um ponto final na história. E eu acertei. Dimas foi preso e Rosângela está mal no hospital. Meu cérebro explodiu quando Camilo foi até a cadeia, dizer ao médico que o tiraria de lá para curar Rosângela e depois caçar Otto para poder matá-lo. Como um bom season finale de série americana, A Cura terminou com um cliffhanger enlouquecedor: Rosângela abrindo os olhos no hospital.

Eu espero sinceramente que a Globo renove a série, pois ela tem potencial. Confesso que não sei que caminhos a trama tomará, já que a sub-trama de Silvério já se encerrou e poucas são as pontas na trama de Dimas. Mas confio nos autores e ficarei no aguardo da segunda temporada desta série que foi bem diferente do que estamos acostumados a ver no cenário nacional.



0 comentários:

  ©Ecleticamente Contraditório - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo