[Lost] 06x07: "Dr. Linus"
Redenção. É sobre isso, acima de tudo, que esse episódio trata. Respostas? Sim tivemos algumas. Novas perguntas? Sim, também tivemos. Mas o mais importante, foi ver um dos personagens que eu mais gosto, tomando rumo nesta temporada.
Desde a season premiere não mantinha sentimentos bons pelos flashsideways, mas esse episódio reacendeu a chama. Digo isso porque nada parecia fazer sentido com a história que já conhecíamos, principalmente em relação à ilha, submersa nessa realidade. Mas Dr. Linus nos trouxe um vislumbre de luz, onde podemos criar mil e uma teorias: o diálogo de Ben com seu pai, Roger, onde a ilha é citada, juntamente à Dharma Initiative! Só nos resta esperar pra ver!
Ainda na realidade paralela, podemos ver várias situações parecidas com as vividas por Ben na ilha acontecerem. E podemos perceber que a veia manipuladora dele ainda existe, mas convive com seu lado afetivo, que no fim acaba vencendo. Foi legal rever a Alex Rousseau e sua relação com o Dr. Ben (ela é a única que a chama assim). Interessante a fala de Locke, rementendo ao que ele fez na outra realidade: seguir a liderança de Ben.
Já na realidade tradicional, Ben se vê preso, após ter sido dedurado pelo Miles, cavando a própria cova. Depois da aparição de FLocke e um desabafo sincero (?) para Ilana, ele é aceito no grupo. Isso me fez pensar em toda jornada do personagem. No fim das contas, o que ele queria era ser aceito. Por isso procurou os Hostis quando era criança e acabou levando o tiro de Sayid; e também todas as suas atitudes em nome de Jacob. Eu sei que havia a influência do que houve no templo, o que o coloca no mesmo patamar de Claire e Sayid atualmente, mas o principal era a aceitação. Falando em Claire e Sayid, creio que haja esperança para eles, assim como houve para Ben.
Vimos também o diálogo de Ilana e Sun sobre os candidatos. Como ela disse, seriam seis. Na minha opinião: Jack, Hurley, Swayer, Sayid, Jin e/ou Sun. Não podemos esquecer que provavelmente Sayid está fora da lista, mais Ilana não sabe sobre Sayid. Outra conversa interessante foi a de Jack e Richard. Acho que está mais do que provado que Alpert chegou na ilha com o Black Rock, provavelmente como escravo (lembram do diálogo dele com o FLocke na season premiere?). E a história de não poder se matar? Isso me lembra do Michael na 4ª temporada. Teria sido ele um candidato? Ou melhor, Jacob o teria tocado? Fica a pergunta.
Foi legal ver Miles achando os diamantes de Nicky e Paulo. Mas ainda assim, o personagem está perdido. Outro que também está perdido é Lapidus. Nesse episódio, só serviu pra corroborar com as teorias do "e se..", lançadas nos flashsideways. Ele falando que deveria pilotar o voo 815 já sabíamos. Interessante foi o Ben ter dito sobre a ilha o ter pego mesmo assim. Será que ainda fará algo importante?
Mas o melhor foi o final do episódio. Com a excelente música de Michael Giaccihno, vemos o reencontro de Sun com Jack e Hurley. Agora o time de Jacob está completo! Eu sei, ainda falta saber se os outros que estão com FLocke sem saber da verdade decidirão, mas tudo bem. Voltando ao reencontro, me fez lembrar da primeira temporada. Outro reencontro que deve render alguns frutos é o de Jack e Ben. Pelo menos é o que espero.
E o que dizer do submarino comandado por Widmore? Alguns acham que era dele que Jacob falava, mas não levo fé nisso não. A não ser que Desmond esteja junto com ele, outra coisa que eu não acredito muito. Lendo alguns comentários, falaram que não entenderam muito a aparição de Widmore nesse episódio. Mas, pra mim, foi o melhor momento, afinal ele e Ben ainda tem contas a acertarem. E para aqueles que achavam que os roteiristas haviam esquecido pontos levantados nas duas últimas temporadas, aí está a prova de que estavam redondamente enganados. Agora só me pergunto como Widmore se posicionará nessa guerra JacobxFLocke! Será muito interessante!
Até a próxima!
Simplesmente amei esse episódio! Concordo com todos os pontos que você colocou na review e pra mim o melhor do episódio foi a controvérsia da escolha do Ben sobre a Alex, nos sideways e na ilha.
Também adorei toda a sequência do Jack e do Richard. Eu, que era um odiador nato do Jack, começo a simpatizar com ele nessa temporada. E nem é preciso falar como tou curioso pra saber qual vai ser esse "destino" que o Jacob impôs a ele.
O final também me deu uma nostalgia dos velhos tempos de Lost...
Excelente review. :D
Postei uma também, dá uma lida lá se puder? Tá no meu blog: http://new-world-in-my-view.blogspot.com/
Abraços.
Postar um comentário